top of page

Diferença entre atacado e varejo

Atacado e varejo são dois modelos de negócios distintos no mundo do comércio, com diferenças significativas em termos de público-alvo, volume de vendas e estratégias de precificação.


selfa atacado
Selfa Atacado

O que é um atacadista


O atacadista é aquele que se responsabiliza pela compra, venda ou distribuição de produtos em grandes quantidades. Diferentemente do varejista, que é voltado para venda no varejo.

Na maioria dos casos, o atacadista não faz contato direto com o consumidor, pois costuma representar a ligação entre o produtor (ou fabricante) e o varejista.

Vale ressaltar que essa configuração de mercado pode variar. Existem atacadistas que, por exemplo, efetuam a venda direta para o consumidor desde que ele compre uma quantidade mínima para obter um preço especial. Há, ainda, os produtores que vendem para o consumidor final, ignorando a passagem pelo distribuidor.



Veja aqui algumas diferenças entre atacado e varejo:


1. Público-Alvo:

- Atacado: Os clientes do atacado são principalmente outras empresas e revendedores. Eles compram produtos em grandes quantidades para revendê-los ou utilizá-los em suas operações comerciais.

- Varejo: O varejo atende diretamente ao consumidor final. Os clientes do varejo compram produtos para uso pessoal e geralmente em quantidades menores.


A Selfa Atacado, atendemos somente empresas com CNAE especifico e revendedores.


2. Volume de Vendas:

- Atacado: O atacado lida com grandes volumes de produtos, frequentemente em paletes ou unidades de embalagem maiores. As transações geralmente envolvem grandes quantidades.

- Varejo: O varejo lida com volumes menores de produtos, muitas vezes em unidades individuais ou pacotes pequenos. As transações são mais frequentes, mas em quantidades menores.


Na Selfa Atacado não impomos para nossos cliente a realizarem grandes compras, as compras podem ser conforme sua demanda.


3. Estratégias de Precificação:

- Atacado: Os preços no atacado são geralmente mais baixos por unidade, mas as margens de lucro podem ser mais estreitas devido às grandes vendas. Descontos por volume são comuns.

- Varejo: Os preços no varejo tendem a ser mais altos por unidade, permitindo margens de lucro maiores. Promoções, descontos sazonais e estratégias de marketing são comuns.


Na Selfa Atacado praticamos os melhores preços e damos descontos conforme valor da compra e forma de pagamento.


4. Canais de Distribuição:

- Atacado: Os produtos no atacado são frequentemente distribuídos por meio de canais específicos, como distribuidores e centros de distribuição, antes de chegar aos revendedores ou empresas.

- Varejo: Os produtos no varejo são normalmente vendidos diretamente aos consumidores em lojas físicas, online ou por meio de intermediários, como supermercados e shoppings.


Na Selfa Atacado a distribuição é feita pela presencialmente ou através de pedidos.




Em resumo, o atacado se concentra na venda de grandes quantidades de produtos para revendedores, enquanto o varejo atende diretamente aos consumidores finais em volumes menores. Cada modelo de negócio tem suas próprias estratégias e desafios, e muitas empresas podem optar por operar em ambos os setores.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page